Ir à igreja ou ser igreja?

Você pode ter sido batizado na igreja, criado na igreja, servido na igreja. Pode ser que tenha se casado na igreja, morrido na igreja, ter sido velado na igreja... Frase de Mark Driscoll.


“Se alguém quer ser um dos meus seguidores, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” Mateus 17:24

Eu praticamente nasci na igreja. Meus pais me instruíram à luz da palavra. Sempre estive presente em todas as programações da igreja, era “carrapato de retiro”. Sei de cor os repertórios que as “tias” cantavam na salinha infantil. Estava todos os domingos nas EBDs, participava das gincanas bíblicas, já fui até disputada nas equipes por “saber muito” sobre a Bíblia.  O problema é que eu não era igreja.
Ser igreja é muito diferente de ir à igreja e, nós fomos chamados para sermos igreja. Somos corpo de Cristo (Colossenses 1:24). Eu não conseguia me entender como igreja, achava que igreja se limitava as paredes de um lugar onde eu frequentava alguns dias da semana. Tinha uma vida dupla, dentro daquelas paredes eu levantava minhas mãos na hora do louvor, mas ao sair daquele lugar eu estava vazia, minhas mãos estavam vazias, meu coração estava cheio de egoísmo e amor por mim.
            Segui durante muito tempo, até que precisei sair da minha zona de conforto. Tive que sair da casa dos meus pais para estudar em outra cidade e, sempre foram eles que levaram à igreja. Eram eles que me acordavam aos domingos para ir à EBD, sempre foram eles os responsáveis por tudo. Foi vivendo em outra cidade, sozinha fisicamente e emocionalmente, é que vi que a fé que eu achei que tinha, era a fé dos meus pais e o Deus que eu servia, era o Deus dos meus pais. Eu não tinha O conhecia, de fato. E vivendo longe das asas da família é que eu senti a real necessidade de conhecê-lo.
            Percebi que abrir mão da minha vida para viver a vida dEle era exatamente o que eu devia fazer, aliás, Ele fez isso por mim lá na cruz. Entendi que eu devia tomar a minha cruz e segui-lo. Minha vida era vazia e não tinha muito sentido, mas quando eu atendi o chamado de Cristo para ser igreja, a minha vida foi transformada, meu coração foi cheio e hoje eu sei que é melhor estar nos braços dEle do que estar em qualquer lugar, ou ter qualquer coisa (Mateus 16:26).
            Talvez você também tenha crescido na igreja, mas não se sinta igreja. Não pense que esse sentimento é exclusivo seu, isso acontece – infelizmente – com mais frequência do que imaginamos. Eu precisei sair da minha zona de conforto pra mudar de vida, pra me tornar igreja (e ainda penso que não sou por completo), talvez você também precise. Não estou dizendo que você vai ter que sair de casa pra ser corpo dEle, apenas que vai ter que deixar as suas vontades de lado.
Às vezes estamos tão cheios de nós que não damos espaço pra Cristo fazer morada. Se você quer ser igreja, quer ser corpo, quer ser casa, abra espaço para que Ele entre na sua vida e que ele mude as coisas de lugar. Peça pra Ele te mostrar o que você precisa fazer, entregue o controle de tudo à Deus, Ele é o melhor player 1 da história.

Comentários

Postar um comentário